REUNIÃO COM PAIS DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL QUE REPRESENTAM A ASSOCIAÇÃO AÇÃO INCLUSIVA

Tivemos ontem, dia 6 de junho de 2019, as 8:00 horas, uma reunião muito produtiva e amistosa com o secretário de educação do município de Simonésia o Sr. Moises Raposo e a pedagoga Bruna. A Ação Inclusiva estava representada pelos pais Alexandre, Maria, Eva, Michele e Kelle.

Com o intuito de uma maior participação dos pais de crianças com necessidades especiais junto a educação municipal de Simonésia, a Ação Inclusiva propôs ao secretário de educação reuniões pontuais para sempre estarmos na vanguarda e em busca de uma educação inclusiva. O secretário da educação, Sr. Moisés agradeceu e falou que vem de encontro aos seus anseios. Sugerimos também, através dos pais, uma maior participação junto aos profissionais da educação, com o intuito de não somente aproximar pais, profissionais e alunos com necessidades especiais, mas como também passarmos um pouco de nossas experiências para todos através de palestras e outras interações sociais.

Aproveitamos a ocasião e fizemos o convite formal a respeito da votação do projeto 11/2019 que diz respeito a acessibilidade e mobilidade bem como compromissos com a saúde para os portadores de necessidades especiais.

Discutimos também uma situação pontual na qual alguns pais estão sem professores de apoio. O Sr. Moises nos informou que já estava ciente do ocorrido e que já estava buscando soluções. Nos pediu que aguardássemos 10 dias a partir desta data para a solução deste problema. Aproveitamos para explicar a importância da professora de apoio frente a necessidade do aluno especial.

Ele aproveitou para nos falar sobre a dificuldade financeira que a educação como um todo vem passando. Nos explicou os gastos e custos de uma forma geral.

Outra questão levantada na reunião foi a dificuldade de garantir a permanência, a retenção do aluno, mesmo com recomendações profissionais. A pedagoga Bruna ficou de estudar sob aspectos legais e nos posicionar oportunamente.

Conversamos também sobre o transporte de alunos com necessidades especiais uma vez que é um dos pontos importantes para nossos filhos. Estes alunos poderiam ser absorvidos pela APAE de Simonésia uma vez que a mesma tem a estrutura ideal para tal acolhimento. Relatamos que, em alguns casos, o transporte não está ocorrendo de forma efetiva para diversos alunos na região de Rio Preto – Simonésia. A falta deste transporte em face a dificuldade de locomoção destas pessoas com necessidades especiais, muitas delas não estão frequentando a escola, o que nos preocupa.

O secretário ficou de estudar a possibilidade junto ao jurídico da prefeitura municipal de Simonésia da implantação do Sistema de Passes. Não havendo a possibilidade, estudaremos em conjunto uma solução.

Finalizamos a reunião satisfeitos com o desenrolar e aproveitamos para tomar um café, força motriz da região, espantando assim o frio.

Nós pais da Ação Inclusiva reconhecemos os esforços bem como o interesse e apoio em especial as nossas crianças vindas da secretaria da educação e por tudo isto somos gratos.

Fonte: Ação Inclusiva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: